quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Análise do 1º turno do Brasileirão 2012

     É meus amigos, o tempo passa rápido demais. O primeiro turno do brasileirão se foi e agora é hora de errar o menos possível para: ganhar o título, garantir uma vaga na libertadores ou na sulamericana e na pior das hipóteses brigar pela permanência na série A.
     Como é de praxe, algumas surpresas pintaram nesse 1º turno do brasileiro, assim como também coisas que já eram esperadas também aconteceram. Vamos a uma análise detalhada sobre esse primeiro turno, de acordo com as posições na classificação.


  • Ponta da tabela (1º ao 6º colocado)


     É bem na primeira posição que já surgiu uma surpresa (pelo menos pra mim), pois considerando as campanhas dos anos passados eu jamais imaginava que o Atlético-MG seria o campeão do turno. A equipe se reforçou bem para esse ano com Ronaldinho Gaúcho e Jô, sem contar que o garoto Bernard vem fazendo um ótimo campeonato. Além disso o Atlético-MG, não vem se mostrando um cavalo paraguaio, que só corre no começo, na minha opinião o galo mineiro vem no mínimo pra brigar pelo título.
     Fluminense, Vasco e Grêmio, não me espantam ao estarem nessa zona da tabela, pois o primeiro montou um elenco com qualidade e de quantidade; o Vasco tem um elenco de muita qualidade, principalmente no meio campo com Juninho Pernambucano e Felipe, além de ser o atual vice-campeão brasileiro; já o tricolor imortal que ostenta a 3ª posição, tem um ataque forte com Kléber e Marcelo Moreno e um meio de campo muito bom com Elano e Zé Roberto.
     São Paulo e Internacional, estão hoje respectivamente em 5º e 6º com os mesmos 31 pontos. Acredito que os dois irão no máximo brigar por libertadores, oscilando nas posições na tabela. Aposto muito em ambas as equipes para o ano que vem, pois o São Paulo, acredito eu que com a venda de Lucas, fará boas contratações com a grana, enquanto que o Inter tem um elenco fortíssimo, mas que ainda precisa de entrosamento.


  • Zona Intermediária (7º ao 14º colocado)


     Nessa parte da tabela, o Botafogo encabeça a lista com seus 28 pontos, seguido de Cruzeiro com 28 também, Flamengo com 26, Santos 26, Náutico 24, Corinthians 24, Ponte Preta 23 e Portuguesa 22.
     As surpresas nessa parte são Santos e Cruzeiro; o primeiro tem um elenco forte, as únicas coisas que podem explicar o Santos nessa parte, é a dedicação total à Libertadores no começo do campeonato e a ausência de Neymar e Ganso, durante uma boa parte do campeonato por causa das Olimpíadas. Já o Cruzeiro, tinha começado muito bem o campeonato, ganhando alguns jogos e jogando bem, porém o time decaiu e aí está nessa zona.
     O Corinthians nessa zona não me surpreende, pelo fato do time ter se focado totalmente na Libertadores e agora estar um pouco mais focado no Mundial do final do ano, do que no próprio brasileiro.
     Vejo com possibilidades, dentre estes à brigar pela vaga na Libertadores 2013, Botafogo, Cruzeiro e Santos. Descarto o Flamengo, pois não vem fazendo um bom campeonato e o time é muito limitado na minha opinião.


  • Zona Perigosa (15º ao 20º colocado)


     Nessa zona se encontram os times que lutam para fugir do rebaixamento ou na melhor das hipóteses beliscar uma vaga na sulamericana de 2013.
     Lá estão, Coritiba com 19 pontos, Bahia com 17 e já na zona de rebaixamento o Palmeiras 17º colocado com 16 pontos, Atlético-GO com 16 também, Sport com 15 e na lanterninha o Figueirense com 14.
     Me surpreende nessa parte da tabela, estarem os finalistas da Copa do Brasil, o Palmeiras campeão e o Coritiba vice. Pelo que acompanho do futebol deles, acredito que eles permanecem na série A do ano que vem, mas irão sofrer muito e permanecerão nessa parte da tabela.
     Quanto aos outros 5, não sei dizer quem cai e quem fica, mas serão eles que irão chegar na última rodada brigando pela permanência na série A do ano que vem.

     O primeiro turno já se foi. E agora o que esperar da reta final?


Nenhum comentário:

Postar um comentário