quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Especial Mundial de Clubes - São Paulo FC

Há exatamente 20 anos atrás, o São Paulo FC conquistava seu primeiro título Mundial ou Intercontinental (como era chamado na época), título esse que seria conquistado outras duas vezes em 1993, e em 2005 já como Mundial de Clubes da FIFA.



  • 1992
     Em 1992, o São Paulo foi campeão da Copa Libertadores da América em cima do Newell's Old Boys (Argentina) e o Barcelona (Espanha) venceu a Sampdoria (Itália) na decisão da UEFA Champions League daquele ano.
     Em busca do título de Campeão do Mundo, os dois times viajaram ao Japão, aonde mediriam forças no Estádio Nacional de Tóquio no dia 13/12/1992.
     O jogo começou com o Barcelona abrindo o placar logo aos 12 minutos de partida, com um belo gol de Stoichkov, batendo no ângulo do goleiro Zetti.
     A partir de então, o São Paulo começou a se impor em campo e a pressionar o Barcelona, e aos 27 minutos, Muller deu uma bela entortada no zagueiro Ferrer e cruzou para Raí, marcar de peito o gol de empate do time brasileiro.
     Dominando o jogo, o São Paulo sempre levava muito perigo a meta defendida pelo goleiro Zubizarreta, que operou alguns milagres durante o jogo, causados principalmente pelo quarteto fantástico do Tricolor Paulista, que era: Raí, Muller, Cafú e Palhinha.
     A vitória do São Paulo veio aos 33 minutos da segunda etapa, quando Raí sofreu falta na entrada da grande área. Na cobrança, ele rolou para Cafú, que rolou para ele novamente, e Raí bateu com maestria no ângulo do goleiro Zubizarreta, que ficou estático, sem fazer nada, só vendo a bola balançar a sua rede. São Paulo 2x1 Barcelona no Estádio Nacional de Tóquio.
     Com o resultado de 2x1, há exatamente 20 anos atrás o São Paulo conquistava seu primeiro Mundial.


Ficha técnica:
  • Local: Estádio Nacional, Tóquio (JAP)
  • Público: 60.000 (estimado)
  • Data: 13/12/92
  • Gols:  BAR - Stoichkov  | SPO - Raí (2)

_________________________________________________________________________________

  • Time da final: Zetti; Vítor, Adílson, Ronaldão e Ronaldo Luís; Pintado, Toninho Cerezo, Raí  e Cafu; Palhinha e Müller.
  • Técnico: Telê Santana

_________________________________________________________________________________


  • Vídeo da partida:





  • 1993


     Em 1993, a equipe do São Paulo, teve que passar pela Universidad Católica (Chile) para se sagrar campeã da Libertadores, e consequentemente ter o direito de disputar o Mundial no Japão, feito esse que foi realizado com maestria pela equipe.
     O adversário do São Paulo no Mundial, deveria ser o Olypique de Marselha (França), que venceu o Milan (Itália) na final UEFA Champions League daquele ano. Porém a equipe se envolveu em um escândalo de compra de jogos no campeonato Francês, sendo assim a UEFA suspendeu o time e a vaga para o Mundial ficou com o vice-campeão, no caso o Milan.
     A partida foi muito equilibrada do começo ao fim, com as duas equipes buscando o gol a todo momento, até porque de um lado, tinha uma belíssima equipe montada por Telê Santana e de outro tinha um time que era a base da seleção italiana que seria vice-campeã do mundo em 1994.
     Quem abriu o marcador foi o São Paulo. Aos 19 minutos da primeira etapa, Cafu cruzou para a área e Palhinha completou de primeira para fazer São Paulo 1x0.
     O empate da equipe italiana veio aos 3 minutos do segundo tempo. Depois de uma bola levantada na área, Massaro desviou de carrinho e deixou tudo igual na cidade de Tóquio.
     Mas o empate não persistiu por muito tempo. Aos 14 minutos, Leonardo cruzou da direita para Toninho Cerezo, que só teve o trabalho de empurrar a redonda para o fundo do gol e colocar o São Paulo na frente novamente.
     A equipe italiana conseguiu tirar a igualdade do placar aos 36 minutos, quando Massaro tocou de cabeça para Papin cabecear pra dentro das redes de Zetti. Não percam as contas, estava tudo igual em 2x2.
     Porém os Deuses do futebol, pareciam que queriam ver o São Paulo campeão e não o Milan. Aos 41, Cerezo  lançou Muller na área, o atacante dividiu com o goleiro e na espirada a bola bateu nele e entrou lenta e caprichosamente na meta defendida pelo goleiro Rossi.
     Término de partida, São Paulo venceu por 3x2 o Milan e se sagrou bi-campeão Mundial de Clubes.

Ficha técnica:
  • Local: Estádio Nacional, Tóquio (JAP)
  • Data: 12/12/93
  • Gols: Milan - Massaro e Papin  | SPO - Palhinha, Toninho Cerezo e Muller

_________________________________________________________________________________

  • Time da final: Zetti, Cafu, Válber, Ronaldão e André; Dinho, Doriva, Toninho Cerezo e Leonardo; Müller e Palhinha
  • Técnico: Telê Santana



Vídeo com os gols da partida:


  • 2005


    No ano de 2005, depois de vencer a Libertadores em cima do Atlético-PR, o São Paulo foi disputar o Mundial de Clubes da FIFA, no formato que ele é hoje.
     Na sua primeira partida (semifinal da competição), o São Paulo encarou o Al-Ittihad (Arábia Saudita), que era campeão da Liga dos Campeões da Ásia, e venceu por 3x2, com dois gols de Amoroso e um de Rogério Ceni.
     Sendo assim o Tricolor se classificou para a final, aonde enfrentaria o Liverpool (Inglaterra) que foi campeão da UEFA Champions League e venceu o Deportivo Saprissa (Costa Rica) em sua semifinal por 3x0.
     No dia 18/12/2005 no Estádio Internacional de Yokohama, os dois times se enfrentaram em busca do título de Campeão do Mundo.
     O São Paulo, começou melhor o jogo, impôs seu futebol sobre os ingleses e abriu o placar aos 27 minutos da primeira etapa. Amoroso lançou a bola para o baixinho Mineiro, que teve toda calma e tranquilidade para tirar do goleiro Pepe Reina e fazer São Paulo 1x0.
     A partir daí, foi pressão total do Liverpool. A equipe inglesa era alta, então apostava suas fichas em bolas aéreas, além disso tinha um ótimo batedor de faltas que era Gerrard. Porém nenhuma dessas jogadas entraram de forma válida dentro do gol, e o São Paulo bravamente conquistou o titulo de Tri-campeão Mundial Interclubes.

Ficha técnica:
  • Local: Estádio Internacional de Yokohama, Yokohama (JAP)
  • Data: 18/12/2005
  • Gols:  SPO - Mineiro

_________________________________________________________________________________

  • Time da final: Rogério Ceni; Ed Carlos, Lugano e Fabão; Júnior, Mineiro, Josué, Cicinho e Danilo, Aloísio e Amoroso
  • Técnico: Paulo Autuori

Vídeo com os melhores momentos da partida:


  • Fotos das conquistas

1992


1993



2005

Um comentário:

  1. Só pros idiotas q acham q copa jipe é Mundial rsrsrs,na realidade os bambis foram campeões intercontinentais,mundial mesmo só tem 1

    ResponderExcluir